top of page
  • Ana Beatriz Barreto

Revisão de textos não é só gramática

Se você é um profissional do texto assim como eu, você provavelmente já se deparou com comentários como "ora, para que revisor de textos se existe o corretor ortográfico?". Ou talvez você seja a pessoa que já emitiu esse tipo de comentário. De todo modo, caro leitor, este artigo é para resolver de uma vez por todas essa confusão.


Imagine que você está em busca de uma empresa que ofereça um determinado serviço ou que venda determinado produto. Ao encontrá-la, você resolve olhar a sua página no Instagram a fim de os conhecer melhor. Chegando lá, você se depara com posts como "ajudá-vos-ei com o que precisardes" ou então "fala aí, meu chapa, qual vai ser a boa de hoje?". Você entraria em contato com eles ou buscaria outra empresa com a qual pudesse se identificar e que ao mesmo tempo mostrasse profissionalismo?


Pois é, pouco se percebe, mas produtos textuais fazem muita diferença no nosso cotidiano, não só na rotina profissional, mas também acadêmica, jurídica, informacional e assim por diante. Uma mensagem mal escrita pode causar problemas muito maiores do que se pensa.


Para evitar ruído na comunicação, é comum que se contrate o serviço de revisão de textos. Isso porque profissionais dessa área atuam não somente corrigindo erros gramaticais, mas também são responsáveis por verificar e adequar os textos aos seus respectivos objetivos. Para tanto, precisa-se não só dominar a gramática do português, é preciso também ter amplo conhecimento de uso da língua, mecanismos de comunicação, de gêneros textuais e, em determinados casos, gêneros literários.


Portanto, da próxima vez que alguém te falar que a revisão de textos não é necessária, pergunte à pessoa se ela consumiria produtos de empresas que não sabem comunicar. Caso persista, indique-a este texto.


© Revisora Bia 2020-2023 | CNPJ 44.288.263/0001-13 | Rio de Janeiro-RJ

bottom of page