top of page
  • Ana Beatriz Barreto

O que é coesão e coerência?

Se você já precisou escrever um texto formal em língua portuguesa, provavelmente já se deparou com os conceitos de coesão e coerência. Você sabe o que eles significam?


Antes de tudo, imagine que você está lendo algo e de repente se depara com isto: "João foi à padaria. João comprou pão. João voltou para casa. João lanchou.". Você consegue entender a mensagem que se deseja passar, certo? Mas concorda que, se você tivesse linhas e mais linhas ou até mesmo páginas escritas assim, uma hora você não iria mais conseguir ler ou compreender o que está sendo dito?


Agora, leia este trecho: "João foi à padraria para comprar uma bola. Ao retornar para casa, passeou pelo parque.". Agora, o texto está melhor redigido, não é? No entanto, o problema já está no conteúdo.


Os dois trechos anteriores apresentam problemas de naturezas diferentes. No primeiro, tem-se problema de coesão; no segundo, de coerência. Diante disso, a definição desses dois conceitos é muito simples:


Coesão: o uso de recursos linguísticos para organizar um texto, tornando-o fluido e compreensível.


Coerência: diz respeito ao conteúdo do texto, o qual deve sempre estar bem organizado e harmonioso, de modo que todas as informações estejam conectadas umas com as outras.


Portanto, coesão e coerência são os elementos principais de um texto. A coesão está no âmbito da língua; a coerência, no conteúdo.

© Revisora Bia 2020-2023 | CNPJ 44.288.263/0001-13 | Rio de Janeiro-RJ

bottom of page