top of page
  • Ana Beatriz Barreto

O que são laudas?

Se você já precisou buscar por um serviço de revisão de textos ou se você é um profissional que está iniciando na área, você já deve ter se deparado com o termo "lauda". Você sabe o que ele significa?


Lauda é uma medida que muitos revisores adotam para quantificar um texto. Ao invés de se cobrar por palavras ou por páginas, cobra-se por número de caracteres com espaço. Pode-se dizer resumidamente que lauda é uma medida de texto que é quantificada com base no número de caracteres com espaço de um documento.


Quantos caracteres tem uma lauda?


Cobrar um determinado valor por cada caracter escrito seria, no mínimo, abusivo. Por isso, quem adota a lauda para precificar, baseia-se em um determinado número de caracteres para definir o tamanho da lauda com que se quer trabalhar.


Para ficar mais claro, podemos elucidar com um exemplo: eu adoto uma lauda de 1800 caracteres, o que significa que, em uma revisão, eu cobro um valor x a cada 1800 caracteres. Digamos que tenho um texto com 20.000 caracteres com espaço, então, ao dividir esse valor por 1800, vamos decobrir que esse texto, na verdade, tem cerca de 11 laudas. Ao cobrar um cliente, eu utlizaria este último valor (11) como referência.


A respeito do tamanho da lauda, não existe um número fixo de caracteres com espaço para definir isso. Na prática, isso acaba variando de um profissional para outro. De modo geral, tem-se laudas de 1.250 caracteres; de 1.400; 1.800 e 2.100. O tamanho da lauda que um revisor adota depende muito do nicho de mercado com o qual ele trabalha.


Por que laudas e não palavras?


Ao falar de revisão de texto, você pode até pensar: "mas se é texto, por que não cobra por palavra?". A resposta para isso é bem simples: revisores não trabalham apenas com palavras, trabalhamos também com espaços, com potuação, às vezes apenas com uma letra. Por isso, não seria justo cobrar por palavras, pois não seria um valor compatível com o trabalho real.


Por que laudas e não páginas?


Se cobrar por palavras é injusto para o revisor, cobrar por página é injusto para os clientes. É muito comum nos depararmos com textos repletos de imagens, tabelas ou até mesmo páginas em branco, nesses casos, não há muito o que revisar e seria injusto cobrar do cliente uma página sem qualquer tipo de conteúdo. Apesar disso, é importante ressaltar que muitas editoras optam por utilizar as páginas para precificar a revisão, nesse caso, não é uma decisão do profissional, mas uma condição da contratante.





© Revisora Bia 2020-2023 | CNPJ 44.288.263/0001-13 | Rio de Janeiro-RJ

bottom of page