top of page
  • Ana Beatriz Barreto

O que faz o revisor de provas?

Atualizado: 12 de abr. de 2023



Se você está por dentro do processo de produção de um livro, certamente já se deparou com a figura do revisor de provas. Esse profissional é muito importante no processo editorial, mas você sabe o que ele faz exatamente?

Se você não sabe, te convido a ficar e ler este conteúdo até o fim, pois irei te explicar qual o papel desse profissional nas etapas de editoração e como ele pode te ajudar!

Vamos lá?


Processo editorial


Para se produzir um livro, é preciso um time grande de profissionais. Isso se deve ao fato de que, antes de se ter um livro, tem-se um original (também conhecido como manuscrito), que precisa ser tratado com atenção até que ganhe o formato de um livro. Para que isso aconteça, o original precisará passar por um série de profissionais, os quais vão ler, reler e editar aquele material a fim de que nenhum problema, tanto na forma quanto no conteúdo, chegue ao público. Resumidamente, o processo editorial divide-se em 5 etapas:

  • edição;

  • preparação;

  • diagramação;

  • revisão de provas;

  • impressão.

O que são provas?


Após passar pela edição, preparação e revisão, o manuscrito já está pronto para ganhar um formato de impressão, é nessa fase que ele será diagramado. Chamamos o material obtido após a diagramação de prova e ele cede uma prévia de como o material ficará impresso. Vale ressaltar que esse ainda não é o livro em si mas sim o mais próximo do que será a sua versão final. As provas funcionam como uma espécie de degustação do que será aquele projeto quando chegar ao público. É nessa fase que se identifica possíveis problemas textuais que tenham passado batido pelas etapas anteriores, bem como eventuais problemas de diagramação.


Revisão de provas

Após a diagramação, é preciso que aquele material, agora pronto para ser enviado à gráfica, seja mais uma vez avaliado por um profissional do texto. É nesse momento que entra a revisão de provas.


Apesar de ser uma etapa muito parecida com as demais, na revisão de prova, o profissional vai avaliar não só o texto, mas também o trabalho gráfico feito pelo diagramador.


Por isso, diferentemente do revisor de textos comum, é essencial que o revisor de provas tenha um domínio não só textual, mas também de normas de editoração. Dentre as responsabilidades do revisor de provas estão:

  • verificar se não houve saltos no texto;

  • separação de sílaba inadequada;

  • supressão de trechos;

  • erros de padronização etc.

Esse tipo de revisão pode ser realizada no material impresso, no PDF ou em ambos os formatos. E as alterações propostas se dão por meio de sinais de revisão ou notas, configurando as emendas. Após esse trabalho, então, o material retorna para o diagramador, que fará as alterações necessárias antes de se prosseguir para a finalização do livro, tudo isso com muito cuidado para que não se perca nenhum detalhe durante o processo.


Essa etapa é realmente necessária?

Eu sei que essa é uma dúvida comum, especialmente para escritores independentes, mas já adianto que essa é sim uma etapa imprescindível se você almeja um resultado de qualidade.

Isso porque, apesar de ser uma etapa em que se espera encontrar menos erros, é nela que se observa problemas gerados durante a diagramação e erros que passaram batidos nas etapas de preparação e revisão. Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Sinta-se à vontade para deixar um comentário, terei o maior prazer em lhe responder! E se você precisa revisar seu texto e está em busca de auxílio especializado, te convido a entrar em contato comigo e fazer seu orçamento personalizado.



© Revisora Bia 2020-2023 | CNPJ 44.288.263/0001-13 | Rio de Janeiro-RJ

bottom of page