top of page
  • Ana Beatriz Barreto

Não espere a inspiração para escrever: dicas para vencer o bloqueio criativo

Já esteve naquele tipo de situação em que você precisa escrever um projeto (seja um trabalho, um relatório ou até mesmo um livro), mas não sabe nem por onde começar? Ou se você é do tipo de pessoa que só consegue escrever quando uma ideia milagrosa surge na sua cabeça; o que você faz quando esse milagre não acontece?

A criatividade é uma ferramenta e também uma habilidade necessária e importante na vida das pessoas nos diversos níveis sociais, mas existem momentos em que ela se torna nosso maior inimigo. A boa notícia é que você não precisa ficar sentado esperando a boa vontade da sua mente, existem algumas técnicas que você pode utilizar para estimular a sua criatividade e eu trago aqui algumas delas.


1. Leia outros textos


Uma ótima forma de começar um trabalho é lendo outros textos parecidos. Por exemplo, se preciso escrever o relatório de uma reunião, eu posso pesquisar modelos de relatórios, assim, além de conhecer melhor a estrutura desse tipo de texto, eu tenho uma ideia geral sobre o que deve ser escrito. Afinal, quem nunca estava lendo um texto e então, como em um passe de mágica, uma ideia surgiu em sua mente?


ATENÇÃO: inspiração não é o mesmo que plágio. Tome muito cuidado para não copiar o trabalho de outra pessoa!


2. Anote novas ideias


Ideias são elementos espontâneos que podem sumir no mesmo momento em que aparecem. Por isso, quando surgir alguma ideia para o seu projeto, não perca tempo e anote. Mas, atenção, nada de anotar em um lugar impossível de encontrar depois.


3. Escreva mesmo que não tenha novas ideias


Às vezes, tudo o que a gente precisa para escrever é de uma página em branco bem na nossa frente. Caso você tenha um projeto para o qual não pode dedicar tanto tempo quanto gostaria, a melhor dica é que você se force a escrever ele. Você pode está pensando: "mas eu não sei o que escrever". A grande questão aqui é que você não precisa saber. Em muitos casos, o nosso cérebro só precisa de um empurrãozinho para começar a produzir, por isso, te aconselho a abrir uma página em branco e começar a escrever tudo o que vem a sua cabeça sobre o projeto. Você verá que, com o tempo, as ideias vão começar a surgir na sua cabeça.


4. Releia o que você já escreveu


Existem projetos que demandam um grande período de tempo para serem produzidos, por isso, é comum que, em alguns dias, você não tenha a mínima ideia do que escrever. Nesse caso, a dica é bem simples: se você já tem algo escrito, releia esse conteúdo; a segunda leitura em um dia diferente não só ajuda a identificar erros ou problemas estruturais no texto, mas também fornece uma nova percepção sobre o tema.


5. Descanse um pouco


Por fim, a dica mais importante para qualquer tipo de atividade: descanse! É muito importante que o cérebro tenha um tempo para descansar para que ele possa recuperar toda a energia que foi utilizada. Por isso, reserve algum tempo na sua programação para o lazer ou. (por que não?) para um cochilo. Você verá que, descansado, você vai produzir até mais.


Agora que você já tem algumas dicas de como vencer o bloqueio criativo, agora é hora de por a mão na massa.

© Revisora Bia 2020-2023 | CNPJ 44.288.263/0001-13 | Rio de Janeiro-RJ

bottom of page