top of page
  • Ana Beatriz Barreto

5 opções melhores do que "o mesmo" para retomar uma informação

Muito se diz que, em textos formais, devemos evitar a repetição e isso é um fato, mas pouco se fala em mecanimos para evitá-las. Por esse motivo, em meio a tantas regras e proibições, estruturas como "o mesmo" surgem, numa tentativa de suprir a falta de conhecimento de elementos coesivos.


Neste momento, você talvez esteja se questionando se existe algo de errado com "o mesmo" e a minha responta é: depende.


Por não ser oficial, "o mesmo" acaba não sendo bem aceito pelos gramáticos e entre outros profissionais do português. Para essa forte rejeição existem duas razões principais: "o mesmo" é uma estrutura comparativa; o seu uso como como elemento coesivo demonstra pouco domínio de estruturas gramaticais.


Com isso, trago aqui 5 opções que são alternativas ao "o mesmo" e que vão deixar seu texto bem mais elegante.


1. Pronomes pessoais do caso reto


Em caso de o elemento retomado assumir a posição de um sujeito ou um complemento de uma oração, então é possível usar pronomes pessoais do caso reto para os retomar.


Ex.: Maria saiu de casa às 9h. Ela ainda não voltou.


2. Pronomes demonstrativos


Os uso adequado dos pronomes demonstrativos (isso, isto, aquilo etc.) em um texto pode não só demonstrar um certo domínio de elementos coesivos, como também pode tornar seu texto mais compreensível.


Ex: Em 2020, todo o comércio precisou fechar inesperadamente. Isso afetou muitos pequenos comércios, que nunca mais abriram.


3. Pronomes pessoais do caso oblíquo átonos


Os pronomes átonos (o, a, lo, la etc.) são os elementos coesivos mais ricos e mais conhecidos. Mas cuidado! De nada vale um pronome átono se você usar de forma errada.


Ex.: João foi para o quarto tirar um cochilo assim que chegou, ele pediu para chamá-lo assim que a janta estivesse pronta.


4. Sinônimos


Conhecer um amplo número de palavras enriquece nossas possibilidades. Palavras sinônimas são uma das opções mais eficazes para se evitar repetição.


Ex.: Ser professor é uma das profissões mais gratificantes do mundo. A docência proporciona a você forrmar diversos outros profissionais.


5. Elipse


Elipse é a figura de linguagem em que se omite algo e ela, apesar de não ser extamente uma palavra, é um dos mais importantes elementos cosivos e pode ser utilizado em diversas partes de uma frase.


Ex.: Comprei uma bolsa linda ontem, [ela] custou 50 reais.

© Revisora Bia 2020-2023 | CNPJ 44.288.263/0001-13 | Rio de Janeiro-RJ

bottom of page